quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Notas biográficas


Fernando Penim Redondo

nasceu na cidade de Lisboa em 1945. Desde muito cedo interessou-se pela fotografia como autodidacta. As suas primeiras fotografias de viagem foram feitas na cidade de Madrid em 1961, há mais de 50 anos.

No final dos anos 60, como oficial de marinha durante a guerra em África, realizou os seus primeiros trabalhos "a sério" de que resultou um acervo sobre tipos étnicos e actividades da população guineense.

Reportagens realizadas na Guiné, USA, Rússia, Cazaquistão, Sibéria, Marrocos, Cuba, China, Índia, Egipto, Nepal, Peru e Patagónia, entre outras, permitiram-lhe a constituição, ao longo dos anos, de um banco de imagens com dezenas de milhares de originais.
Tendo trabalhado toda a vida na área das tecnologias da informação só recentemente teve oportunidade de mostrar os seus trabalhos fotográficos, nomeadamente através da realização de um conjunto de exposições individuais e colectivas (ver aqui)

Publicou reportagens fotográficas na imprensa e tem trabalhos no livro "Camera Craft – Black & White" da editora AVA Publishing SA, editado em 2005.
Produziu recentemente um conjunto de livros em self-publishing na editora BLURB.

Tem fotografias na colecção do Centro de Exposições de Odivelas e no acervo do Museu Etnográfico Nacional da Guiné Bissau, bem como em várias colecções particulares.

Em 1991 cursou "História da Arte" no AR.CO
Em 2010 participou no KMASTER da Kameraphoto. 
Em 2011 cursou "Estética - Imagem e Semelhança" no AR.CO.
Em 2017 cursou "História da Fotografia" no AR.CO

Em 2010 obteve o primeiro prémio no Concurso de Fotografia:
Montepio Desafia - "Pobreza e Exclusão Social".

Em Setembro de 2012 foi convidado para participar na Exposição Central do Kaunas Photo Festival, intitulada "About Photography" 

A partir de 2012 tornou-se também coleccionador de câmaras fotográficas, de rolo de filme, do século XX. Reuniu uma vasta colecção de exemplares e de filmes arcaicos que tem usado para fotografar no âmbito do seu projecto FlashBack. 



Sem comentários:

Enviar um comentário